sábado, 17 de novembro de 2012

Você sabe o que é visagismo?



Atualmente, ficar mais atraente pode ser mais complexo e mais interessante do que se imagina. Não basta ir ao cabeleireiro ou procurar um maquiador para ficar esteticamente mais bonita e melhorar a aparência. Existe um tipo de profissional que vai muito mais fundo quando o assunto é mudar o visual, o Visagista.

Embora esse conceito pareça novo, ele é utilizado, no mundo, há pelo menos 60 anos, e o pioneiro dessa técnica (visagisme, que vem de visage, rosto em francês) foi o francês Fernand Aubry que utilizou o conceito criado pelo arquiteto da famosa escola de arte Bauhaus, na Alemanha, Louis Sullivan (pai da arquitetura americana moderna), de que "a função define a forma“, ou seja, é a personalidade das pessoas que define a aparência e a imagem que elas precisam ter, e não o contrário. Portanto, criação da imagem não é só uma questão estética.

Defini-se Visagismo como a arte de criar uma imagem pessoal que revele as qualidades interiores de cada pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

No Brasil, a técnica começou a ser utilizada e reconhecida graças ao artista plástico Philip Hallawell, conferencista muito requisitado nas áreas de beleza, estética e artes. Philip nasceu em São Paulo, mas teve a sua formação escolar na Inglaterra e Estados Unidos, e dirige, com sua esposa, o Centro de Visagismo Philip Hallawell, em São Paulo.

Isso tudo faz muito sentido, pois se a terra tem 6,5 bilhões de habitantes e presumi-se que não existe uma pessoa igual a outra, então, por que generalizar a beleza e as técnicas que a favorece?

Vale lembrar que, a Consultora de Imagem também pode orientar quanto a essa técnica ou indicar um profissional que o faça efetivamente, ou complemente a orientação dada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário