As regras de etiqueta estão em todos os lugares, e servem para
absolutamente todas as situações. São elas que, de certa forma, organizam a
sociedade para uma boa convivência.
Etiqueta na Internet
Também chamados de "Netiqueta", os bons costumes na Internet
já vieram praticamente juntos com ela.
Aprenda os dez mandamentos essenciais da “netiqueta”:
- Não use o computador para prejudicar as pessoas;
- Não interfira no trabalho de outras pessoas;
- Não se intrometa nos arquivos alheios;
- Não use o computador para roubar;
- Não use o computador para obter falsos testemunhos;
- Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou;
- Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão;
- Não se aproprie de ideias que não são suas;
- Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve;
- Use o computador de modo a demonstrar consideração e respeito.
Como o e-mail foi baseado no correio
convencional, as regras de etiqueta são muito parecidas.
Em primeiro lugar, veja para quem você está enviando o seu
e-mail. A linguagem deve ser a mais adequada possível ao seu destinatário. Se
for algo extremamente formal, lembre-se de usar os termos adequados à situação,
como Vossa Senhoria, por exemplo.
Utilize o
campo do assunto com uma frase que faça sentido.
Não seja rude: coloque alguma saudação no início
do seu email, como um breve cumprimento — um “Olá” não faz mal a ninguém.
Escreva certo, pois é assim que as pessoas verão você enquanto leem a sua
mensagem. Já pensou enviar um currículo para uma empresa com uma porção de
erros escandalosos? Ninguém nunca contrataria alguém assim. E não se esqueça de
uma assinatura ao fim. Um "Obrigado" ou "Atenciosamente"
caem bem à situação.
Além disso, evite usar caixa alta, pois dá a impressão de
estar gritando. Use opções de texto mais sutis, deixando palavras em negrito ou
sublinhadas. E, acima de tudo, se a pessoa não gosta de receber emails cheios
de PowerPoint, evite. O mesmo serve para o outro lado: não seja rude ao receber
correntes e apresentações de slides, apenas comunique que não é do seu agrado.
Não abuse
da opção de alta prioridade, para que as suas mensagens não percam a
importância
.
Responda
no próprio e-mail para que o histórico fique anexado.
Muitas
vezes não há necessidade de usar a opção “responder a todos”.
Cuidado com abreviações e emoticons.
Não copie
uma mensagem ou anexo sem permissão.
Não
discuta assuntos confidenciais por e-mail.
Dicas de etiqueta em mensageiros instantâneos
Ao conversar em mensageiros instantâneos, como o Windows Live Messenger (o
famigerado MSN), devemos tomar alguns cuidados para nos expressar. Em primeiro
lugar — e já citado acima — é extremamente necessário escrever corretamente
para não passar uma má impressão aos outros. E isso não inclui só gramática, é
preciso saber se expressar também, para que o receptor da mensagem consiga
entendê-la.
Ficar tentando
conversar a todo custo com a pessoa, chegando a chamar a atenção várias vezes
também é algo um tanto quanto desagradável. Tenha paciência e, se a pessoa
tiver condições, ela responderá a sua mensagem. Você pode acabar atrapalhando o
trabalho dos outros — ainda mais se o status atual estiver definido como
“ocupado” ou “ausente”.
Enviar imagens sem parar e clicar para que o seu contato
comece exibição de webcam podem ser mais irritantes do que você imagina. Deixe
que a pessoa lhe enviará o convite caso queira aparecer em sua webcam — ou
então peça educadamente antes.
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