domingo, 3 de março de 2013

Etiqueta na Internet - Parte I



As regras de etiqueta estão em todos os lugares, e servem para absolutamente todas as situações. São elas que, de certa forma, organizam a sociedade para uma boa convivência. 

Etiqueta na Internet

Também chamados de "Netiqueta", os bons costumes na Internet já vieram praticamente juntos com ela.

Aprenda os dez mandamentos essenciais da “netiqueta”:
  1. Não use o computador para prejudicar as pessoas;
  2. Não interfira no trabalho de outras pessoas;
  3. Não se intrometa nos arquivos alheios;
  4. Não use o computador para roubar;
  5. Não use o computador para obter falsos testemunhos;
  6. Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou;
  7. Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão;
  8. Não se aproprie de ideias que não são suas;
  9. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve;
  10. Use o computador de modo a demonstrar consideração e respeito.
 Dicas de etiqueta para emails

Como o e-mail foi baseado no correio convencional, as regras de etiqueta são muito parecidas.


Em primeiro lugar, veja para quem você está enviando o seu e-mail. A linguagem deve ser a mais adequada possível ao seu destinatário. Se for algo extremamente formal, lembre-se de usar os termos adequados à situação, como Vossa Senhoria, por exemplo.

Utilize o campo do assunto com uma frase que faça sentido.

Não seja rude: coloque alguma saudação no início do seu email, como um breve cumprimento — um “Olá” não faz mal a ninguém. Escreva certo, pois é assim que as pessoas verão você enquanto leem a sua mensagem. Já pensou enviar um currículo para uma empresa com uma porção de erros escandalosos? Ninguém nunca contrataria alguém assim. E não se esqueça de uma assinatura ao fim. Um "Obrigado" ou "Atenciosamente" caem bem à situação.



Além disso, evite usar caixa alta, pois dá a impressão de estar gritando. Use opções de texto mais sutis, deixando palavras em negrito ou sublinhadas. E, acima de tudo, se a pessoa não gosta de receber emails cheios de PowerPoint, evite. O mesmo serve para o outro lado: não seja rude ao receber correntes e apresentações de slides, apenas comunique que não é do seu agrado.

Não abuse da opção de alta prioridade, para que as suas mensagens não percam a importância
.
Responda no próprio e-mail para que o histórico fique anexado.

Muitas vezes não há necessidade de usar a opção “responder a todos”.

Cuidado com abreviações e emoticons.


Não copie uma mensagem ou anexo sem permissão.

Não discuta assuntos confidenciais por e-mail.

Dicas de etiqueta em mensageiros instantâneos


Ao conversar em mensageiros instantâneos, como o Windows Live Messenger (o famigerado MSN), devemos tomar alguns cuidados para nos expressar. Em primeiro lugar — e já citado acima — é extremamente necessário escrever corretamente para não passar uma má impressão aos outros. E isso não inclui só gramática, é preciso saber se expressar também, para que o receptor da mensagem consiga entendê-la.


Ficar tentando conversar a todo custo com a pessoa, chegando a chamar a atenção várias vezes também é algo um tanto quanto desagradável. Tenha paciência e, se a pessoa tiver condições, ela responderá a sua mensagem. Você pode acabar atrapalhando o trabalho dos outros — ainda mais se o status atual estiver definido como “ocupado” ou “ausente”.



Enviar imagens sem parar e clicar para que o seu contato comece exibição de webcam podem ser mais irritantes do que você imagina. Deixe que a pessoa lhe enviará o convite caso queira aparecer em sua webcam — ou então peça educadamente antes.

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