São vários, de todos os tipos, de todas as cores, marcas e fragrâncias. Alguns nacionais e muitos importados. Na hora de comprar, nos deslumbramos com os belos frascos, das mais diversas formas e com um requinte que realmente nos envolve, mas, muitas vezes, acabamos comprando o perfume errado. Isso já aconteceu comigo. Comprei um perfume que quando usei pela primeira vez, passei mal, de tão doce e enjoativo que era, embora quando experimentei na loja, achei agradável. Sucumbi à embalagem e paguei o preço. Hoje presto atenção, sei o que vai bem na minha pele, os meus gostos e as ocasiões que devo usá-los. Na verdade, meus perfumes se limitam em apenas quatro. Verão: dia e noite e Inverno: dia e noite.
Pesquisei e encontrei algumas informações que serão muito úteis na escolha de um perfume.
Ao comprar um perfume deve ser considerado a personalidade, estilo e o gosto pessoal, mas existem outros fatores que também devem ser levados em consideração.
Um perfume pode ser composto de 75 a 200 essências que reagem durante o dia na pele. Esses odores são divididos em três etapas que representam o tempo de duração do perfume ao logo do dia, são as chamadas notas. Ao todo, são três as notas utilizadas nos perfumes: nota de cabeça, a nota de coração e a nota de fundo. A nota de cabeça é a primeira impressão do perfume e demora cerca de três minutos para evaporar. A nota de coração fixa até oito horas na pele, sendo a verdadeira fragrância do perfume. Já a nota de fundo dura até 24 horas na pele. Ao comprar o perfume verifique a nota de coração do perfume para que você tenha certeza de que irá gostar da fragrância.
O tipo de pele é fundamental para a escolha de cada um deles. Um perfume tem um cheiro diferente em cada pele e o mesmo perfume pode persistir 15 horas em uma pessoa e 3 horas em outra.
Os perfumes duram menos tempo em pessoas com pele seca. Já a pele oleosa contém mais umidade natural que prende a fragrância, por isso, retêm o fixador por mais tempo. Pele com ph elevado faz com que a fragrância se torne muito forte.
Quem tem pele seca deve preferir perfumes sem álcool, porque a pele seca tem o índice de umidade baixo e não prende a fragrância por um tempo mais longo.
Loiras: Peles claras se adaptam melhor às fragrâncias florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e as fragrâncias evaporam facilmente.
Ruivas: Pele clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes.
Sudorese: O perfume exala à medida que sua pele respira, portanto, quanto maior a sudorese, menor será a fixação.
Clima: Quanto maior o calor, maior evaporação e menor a fixação.
Fatores biológicos também podem afetar o cheiro do perfume: Uma perda significativa de peso ou mudança de dieta causam alterações. O uso de antibióticos também pode afetar as reações químicas das fragrâncias na pele.
Como usar o perfume:

Dicas para o dia:
Durante o dia prefira utilizar perfumes com fragrâncias refrescantes e suaves podendo ser com base em frutas cítricas e flores, pois combinam mais com nosso clima. Aplique somente em dois lugares por vez, podendo escolher entre os pulsos, atrás das orelhas e parte contrária ao joelho, borrife somente uma vez em cada lugar escolhido.
Dicas de verão:
No verão tenha um maior cuidado ao passar o perfume, escolha fragrâncias suaves, leves e refrescantes como os que levam frutas cítricas, lavandas e flores. Procure não exagerar na dosagem, pois a temperatura elevada e o suor faz com que a fragrância se torne mais forte do que normalmente ficaria.
Dicas para a noite:
Para a noite privilegie perfumes com acordes marcantes e sedutores como os orientais e amadeirados. Em eventos importantes é permitido exagerar um pouquinho, podendo aplicar em até 4 lugares, alterne entre: a nuca, atrás das orelhas, no colo, na barriga e na parte contrária do joelho, borrifando também somente uma vez em cada lugar escolhido, cuidado para não exagerar e estragar o efeito do perfume.
Dicas especiais:
A aplicação do perfume na barriga faz com que as pessoas sentadas sintam o seu perfume ao andar entre elas.
Se você não quer aplicar o perfume num local específico do corpo, esticando o braço contra o corpo, borrife no máximo 2 vezes e deixe que uma nuvem cheirosa caia sobre você, essa técnica faz com que você fique suavemente cheirosa por inteiro. Cuidado para não borrifar diretamente no rosto e nos olhos.
Para noites de sedução vale a pena utilizar a técnica acima, além de alguns locais estratégicos!!
Perfumes para presente. Perfume é um ótimo presente, mas você deve tomar cuidado para acertar na escolha e agradar o presenteado. Só dê um perfume de presente se você realmente conhecer bem a pessoa. Caso contrário poderá não agradar. Compre em uma loja de fácil acesso ao presenteado para que ele possa trocar.
Lembretes:
1) Quando você encontrar o perfume perfeito, não exagere na dosagem, afinal ele é perfeito para você não para as pessoas da sua convivência.
2) O perfume tem que agradar primeiramente você, não compre um perfume pensando em agradar outra pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário