Como já sabemos, cada dia a mais a aparência ganha uma importância maior em nossa vida social e principalmente no mundo corporativo . A apresentação e o comportamento dos funcionários reflete diretamente na Imagem da Empresa em que trabalham e nas mensagens que esta transmite aos seus clientes.
Pois é, aí é que entra a necessidade da contratação de um Consultor de Imagem. Mas para quem não sabe, seguem algumas informações sobre esse profissional que está sendo cada vez mais requisitado.
Quem é o Consultor de Imagem?
Consultor de Imagem é o profissional especializado em aparência, comportamento e comunicação (verbal e não-verbal).
üAparência: Guarda-roupa, Acessórios, Personal shopping, Cores, Cabelo, Maquiagem, Cuidado pessoal
üComportamento: Etiqueta, Protocolo, Cerimonial
üComunicação Verbal: Oratória, Técnicas de apresentação, Resolução de conflitos, Relacionamento interpessoal
üComunicação Não-verbal: Linguagem corporal, Expressividade
Quem procura um Consultor de Imagem?
Qualquer pessoa ou empresa que esteja interessado em atingir alguns objetivos (pessoais e profissionais). Alguns exemplos:
üA empresa que tem funcionários que se vestem de maneira inadequada, considerando o segmento da empresa ou as atividades que esses funcionários exercem nela;
üA empresa que quer criar uma política de vestimenta;
üPessoas que estão a procura de um bom emprego, almejam uma promoção no emprego atual ou querem mudar de profissão;
üPessoas que querem sentir-se melhor com o próprio corpo, descobrindo o que lhes favorece ou não;
üPessoas que têm uma vida social agitada e querem aprender como se vestir ou se comportar em determinados eventos.
Seja lá qual for o motivo, normalmente as pessoas querem ser vistas com autenticidade, autoconfiança e credibilidade.
Qual a diferença entre o Consultor de Imagem e o Personal Stylist?
O Consultor de Imagem tem uma área de atuação mais abrangente, por trabalhar também com comportamento e comunicação.
O Personal Stylist é um dos ramos da Consultoria, mas o foco principal é a moda: ensinar ao cliente como incorporar a moda na sua vida, identificando suas preferências estéticas e valorizando suas características físicas.
Como um consultor de imagem decide o que é melhor para o cliente?
A pergunta que se faz em primeiro lugar é: Que impressão o cliente quer passar, ou como ele quer ser visto? A partir daí, questionários e técnicas específicas são aplicadas, juntamente com longas conversas, tudo no intuito de se obter informações sobre o estilo de vida, profissão, preferências e necessidades.
Quais são os outros profissionais que o Consultor de Imagem envolve no processo de transformação?
O envolvimento de outros profissionais na transformação varia de acordo com o objetivo e necessidades. Em casos mais simples: um cabeleireiro, designer de sobrancelhas, maquiador, manicure, pedicuro, etc. Em casos mais complexos: endocrinologista, personal trainer, dermatologista, oftalmologista, dentista, visagista, fonoaudióloga, entre outros. Toda transformação tem em comum uma mudança e readequação do guarda-roupa, portanto, o Consultor de Imagem faz o trabalho do personal shopper, visitando boas lojas, voltadas para o estilo desejado, e auxiliando na aquisição de peças fundamentais.
Qual é o resultado?
O cliente tem o seu biótipo valorizado, a paleta de cores personalizada definida, enfim, uma identidade visual totalmente readequada aos novos valores ou propósitos desse cliente, sem deixar de lado o estilo e as vontades dele.
A contratação de um Consutor de Imagem é cara?
Depende do ponto de vista. Se você levar em consideração os benefícios, os resultados e as oportunidades que essa transformação irá trazer, não é caro. É um investimento que o cliente está fazendo para que as portas do sucesso se abram em qualquer aspecto da vida dele. Além disso, em alguns casos, é o auxílio para o resgate de uma autoestima fragilizada e isso não tem preço.
A contratação de um Consutor de Imagem é cara?
Depende do ponto de vista. Se você levar em consideração os benefícios, os resultados e as oportunidades que essa transformação irá trazer, não é caro. É um investimento que o cliente está fazendo para que as portas do sucesso se abram em qualquer aspecto da vida dele. Além disso, em alguns casos, é o auxílio para o resgate de uma autoestima fragilizada e isso não tem preço.
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